Apresentação III Vivendo sem Violência

III VIVENDO SEM VIOLÊNCIA

É com muita honra que anunciamos o III VIVENDO SEM VIOLÊNCIA, o maior congresso acadêmico sobre violência contra mulher no Brasil. Será realizado no período de 22 a 24 de novembro de 2018, no Campus Jatobá da recém-criada Universidade Federal de Jataí, em Jataí, Goiás. Este ano, o evento possui o grande tema: Violência, gênero e raça. A realização do III VIVENDO SEM VIOLÊNCIA é o do PEGGS – Projeto de extensão de Práticas em Educação, Gênero, Sexualidade e Subjetividades - da UFJ, com apoio da UFJ e da Prefeitura de Jataí. Trata-se de um congresso que têm como objetivo a defesa dos direitos equânimes de gênero e raça em nossa sociedade, priorizando medidas e estudos contra a violência de gênero e a discriminação.

É um evento multidisciplinar, gratuito, destinado aos professores, educadores, técnicos administrativos, dirigentes, coordenadores e alunos em todas as áreas de atuação. Também destina-se a advogados, psicólogos, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros. Ou seja, todos os profissionais e futuros profissionais que desejam se atualizar e estão envolvidos na prevenção e no enfrentamento da violência de gênero e de raça. Foi também pensado para os servidores do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher de Jataí e da Secretaria de Segurança Pública.

No primeiro dia (22/11) serão realizados minicursos sobre o enfretamento da violência da gênero e sobre o acolhimento das vítimas e também um minicurso sobre Ações Afirmativas Universitárias. No segundo dia será realizada a abertura, seguindo-se de palestras com conferencistas convidados até o terceiro dia do evento. A programação científica também contará com apresentações orais de trabalhos científicos aprovados, mesas-redondas e rodas de discussão. Trabalhos científicos sobre o tema principal, violência, gênero e raça, poderão ser submetidos no III Vivendo sem Violência, que possuirá um comitê científico composto por avaliadores/pesquisadores das áreas relacionadas. Ao final das conferências do terceiro dia, será realizada a premiação dos melhores trabalhos apresentados, os quais serão convidados a participar do livro Vivendo Sem Violência, seguida da cerimônia de encerramento. Todos os certificados serão enviados por meio eletrônico, e os Anais do evento será disponibilizado em endereço eletrônico em sítio específico do evento.