Ações

Desde sua criação o PEGGS  tem buscado  agir de modo informativa e combativa na Universidade e também na comunidade externa, afim de esclarecer sobre violência de gênero e na medida do possível reduzir as agressões.

Veja algumas atividades exercidas pelo projeto desde sua criação.

Realização de palestras nos Centros de Referências de Assistência Social e escolas estaduais;

Foram realizadas reuniões com membros da comunidade acadêmica, coletivos feministas, com o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, membros do legislativo (vereadora Kátia Carvalho e assessoras) e do executivo (prefeito, vice-prefeita e assessores) para a criação do Projeto de Lei.

O referido projeto de lei foi aprovado, Lei nº 3890, de 15 de maio de 2017, constituindo o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Jataí/GO. Nesse momento, aguardamos as portarias com a nomeação a serem emitidas pelo prefeito;

Estão sendo realizadas duas frentes de atendimento a pessoas em situação de violência: 1) atendimentos à comunidade interna da UFG (estudantes, técnicos/as-administrativos/as, docentes e tercerizados/as) em situação de violência de gênero, assédio sexual ou assédio moral, em sala destinada no Prédio do Curso de Fisioterapia; 2) atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e homens autores de agressão no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher;

Foram realizadas reuniões de preparação das atividades em comemoração ao dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher). Nas reuniões foi deliberada a construção de uma marcha que foi realizada na referida data, nos arredores do centro da cidade de Jataí. A marcha contou com a participação de estudantes, técnicos/as-administrativos/as e docentes da UFG/Regional Jataí, participantes de coletivos feministas, membros de movimentos sociais e sociedade civil.