Normas para submissão de trabalhos

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO III VIVENDO SEM VIOLÊNCIA

Os trabalhos deverão ser submetidos entre 04/09/2018 a 22/10/2018, através do link: Clique aqui

Os trabalhos inscritos deverão ter relação com o tema do evento. Poderão ser submetidos resumos ou artigos completos.

Não há limites de coautoria, no entanto, um/a dos/as autores/as será o/a responsável pela inscrição e contatos, pelo e-mail indicado, com a Comissão Científica. Na inscrição deverá ser indicado o/a autor/a responsável pela apresentação do trabalho. Cada participante poderá apresentar somente um trabalho como autor/a principal.

Cada trabalho será avaliado pela Comissão Científica por meio de pareceres no sistema blind review, realizados por dois/duas pareceristas.

Os trabalhos submetidos para apreciação deverão ser inéditos, referir-se a um trabalho de pesquisa, projeto de extensão ou intervenção, ou ainda fruto de um trabalho isolado, que contribua para o conhecimento acerca das temáticas de Violência contra as Mulheres, Violência de Gênero, Racismo e estudos sobre ações afirmativas.

PREPARAÇÃO DOS RESUMOS:

O título deve ter, no máximo, 12 palavras e o resumo entre 400 e 500 palavras. O resumo deverá ser submetido no formato WORD, com fonte Times New Roman, tamanho 12, sem recuo de parágrafo, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas e as seguintes margens: margem superior – 2 cm; margem inferior – 2 cm; margem direita – 2 cm; e margem esquerda – 2,5 cm.

Conter: introdução (incluir aspectos teóricos que ressaltem a relevância científica do estudo, definir conceitos principais e os objetivos de forma clara), método (descrever participantes, ambiente, instrumentos/materiais e procedimentos utilizados na obtenção dos dados e na análise dos dados), resultados e discussão (descrever a síntese do que foi obtido com o estudo) e considerações finais/conclusão.

Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.

Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.

O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações ou títulos das partes (introdução, objetivos etc.). O texto deverá ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos ou referências bibliográficas.

PREPARAÇÃO DOS ARTIGOS COMPLETOS

O texto deverá ser digitado utilizando-se o programa Word, com fonte Times New Roman, corpo 12, página A4, espaçamento 1,5, alinhamento justificado (exceto título e nomes das seções, que deverão ser centralizados), parágrafo 2 cm, e as seguintes margens: margem superior – 2 cm; margem inferior – 2 cm; margem direita – 2 cm; e margem esquerda – 2,5 cm, de acordo com as normas da Editora UFG.

O artigo deverá conter: título (negrito em letras maiúsculas); autores (citar um autor por linha, nomes completos, somente a primeira letra maiúscula, alinhados à direita. O Primeiro de contato deverá ser identificado, com função, instituição de origem e e-mail de contato, logo após o nome); introdução (incluir aspectos teóricos que ressaltem a relevância científica do estudo, definir conceitos principais e os objetivos de forma clara); método (descrever participantes, ambiente, instrumentos/materiais e procedimentos utilizados na obtenção dos dados e na análise dos dados), resultados e discussão, considerações finais/conclusão e referências. Os nomes das sessões deverão ser em negrito e somente a primeira letra em maiúsculo (Ex.: Introdução).

Para o uso de citações, considerar:

• citação direta curta de até 3 linhas, no corpo do texto com indicação do sobrenome do autor, ano e página;
  • citação indireta, no corpo do texto com indicação do sobrenome do autor e ano;
  • citação direta com mais de três linhas, deve ser recuada a 4 cm da margem, tamanho 10, espaçamento simples, no final e entre parênteses com indicação do sobrenome do autor, ano e página. Lembrando que antes e depois da citação deve ter espaço de 1,5 cm, em relação ao texto.

Todas as referências utilizadas deverão aparecer ao final do artigo, posicionada na margem a esquerda, em letra maiúscula (caixa alta) e negrito, sem numeração. Obedecer a ordem alfabética do sobrenome dos autores, seguindo as normas da ABNT. Para maiores informações consultar: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm

Salientamos que a linguagem do artigo deverá ser direta, clara e concisa. Além disso, as notas e citações devem ser utilizadas com moderação. Somente poderão ser referenciadas as obras efetivamente citadas. Poderão ser utilizados gráficos, quadros, tabelas e figura, caso sejam de importância ao trabalho, com a fonte na legenda (autor e ano), mesmo que seja do próprio autor do artigo.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, podendo a Comissão solicitar a colaboração de pareceristas externos a ela.

Ao final da avaliação os trabalhos serão classificados como:

Aceito;

Aceito com correções;

Não aceito.

Os critérios de avaliação serão os seguintes:

Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.

Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema.

Relevância e contribuição para a área.

Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.

Coerência na linguagem do texto.